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Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
OLIVEIRA, Raquel Gomes de e GIORGRGI, Cristiano Amaral Garboggggini Di. Princípios da cognição situada e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.360-368. ISSN 1981-2582.
Este artigo busca mostrar que o conceito de cognição situada pode ser fecundo para processos de formação de professores; portanto; para a prática pedagógica dos cursos de licenciatura. Assim, apresentamos os aportes teóricos trazidos por esse conceito, para, então, apontarmos que as diretrizes nacionais para a formação de professores da Educação Básica, estipuladas tanto pelo Parecer CNE/CP 09/2001 quanto pela Resolução CNE/CP 01/2002, podem ser mais ricamente operacionalizadas quando se consideram os mencionados aportes teóricos. Trazemos ainda exemplos de experiências de práticas pedagógicas que sugerem como essa operacionalização pode acontecer na prática.
Palavras-chave : Cognição Situada; Formação de Professores; Prática Pedagógica.