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Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
SANTOS, Andréia Mendes dos; GROSSI, Patricia Krieger e SCHERER, Patricia Teresinha. Bullying nas escolas: a metodologia dos círculos restaurativos. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.278-287. ISSN 1981-2582.
RESUMO: O bullying é uma forma de violência (verbal, física, material, psicológica, moral, sexual ou virtual), de forma intencional e repetida. Esta pesquisa qualitativa foi realizada em quatro escolas de Porto Alegre/RS através de grupos focais com 64 alunos na faixa etária de 9 a 17 anos e entrevistas com 10 profissionais das escolas. O objetivo foi investigar as manifestações do bullying e a efetividade dos círculos restaurativos. Esses são encontros dialógicos entre agressor e vítima, mediados por um coordenador. Visa expressar os motivos subjacentes ao conflito e elaborar acordos. Os resultados evidenciam satisfação em relação aos círculosrestaurativos, porém tal prática pode ser paliativa ou punitiva quando o acordo é imposto.
Palavras-chave : Bullying; Círculos Restaurativos; Violência; Escolas.