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Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
MOSCHEN, Simone Zanon; GURSKI, Roselene e VASQUES, Carla Karnoppi. De jogos, profanações e gambiarras: por uma educação especial subversiva. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.203-211. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20046.
Partindo da concepção de linguagem que embasa o pensamento de Freud e Lacan, o artigo aborda o sujeito da educação especial e a artesania implicada no fazer pedagógico. São articuladores de suas proposições: o a posteriori como temporalidade psíquica; o brincar como paradigma da criação; a torsão que conjuga as separações entre o eu e o outro e entre a realidade e a linguagem; a profanação dos dispositivos educacionais como tarefa política emergente. O trabalho com os operadores citados permite valorar o que aqui se propõe como "gambiarra pedagógica", a saber, a tentativa de fazer passar, por caminhos não instituídos, o patrimônio cultural acumulado ao longo das gerações.
Palavras-chave : Educação Especial; Psicanálise; Sujeito; Brincar.