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Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
LOUREIRO, Carine Bueira e LOPES, Maura Corcini. A promoção da inclusão digital e a constituição do Homo oeconomicus accessibilis. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.329-339. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21772.
A partir de resultados de pesquisa desenvolvida em uma perspectiva foucaultiana, bem como a partir das ferramentas teórico-metodológicas do discurso e da governamentalidade, o presente artigo problematiza discursos que circulam em programas federais brasileiros sobre inclusão digital na educação. Especificamente, o artigo focaliza a constituição do Homo oeconomicus accessibilis, a partir de três tipos de ações mobilizadas por meio de tais programas, quais sejam: a educação em todos os espaços, a conexão em rede e a disponibilidade para acessar e ser acessado.
Palavras-chave : Inclusão Digital; Programas Governamentais; Governamentalidade.