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Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
PALUDO, Conceição; SANTOS, Magda Gisela Cruz dos e TADDEI, Paulo Eduardo Dias. Atualidade brasileira: a democracia substantiva e a Pedagogia do Oprimido. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.396-407. Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.34086.
Pautados pelo conceito de democracia substantiva, neste artigo, analisamos algumas das dimensões da atual crise econômica, política e social brasileira e, com base em um estudo bibliográfico, explicitamos as principais contribuições das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’ cunhadas por Freire. O estudo demonstrou que as referidas categorias contribuem para a análise crítica da atualidade brasileira e, portanto, para a efetivação de processos de ‘contrainternalização’ da ordem burguesa, como define Mészáros (2008). Com isso, concluímos que a obra de Freire, especialmente por meio das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’, apresenta uma importância significativa para a consolidação de processos educativos que contribuam com o aprofundamento de uma democracia substantiva (MÉSZÁROS, 2015), um elemento fundamental à superação da sociabilidade fundada na exploração de uma classe por outra.
Palavras-chave : Atualidade brasileira; Democracia; Pedagogia do Oprimido; Resistência.