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Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
FERREIRA, Michelle Dantas e GUEDES, Adrianne Ogêda. Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e29757. Epub 13-Jan-2021. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29757.
Pesquisar sobre a formação docente ganha especial relevância nos tempos que correm. O biênio de 2016 e 2017 trouxe intensas mobilizações sociais em torno do projeto de sociedade que desejamos e o seu modelo democrático que hoje sofre um duro revés. São movimentos que impactam, necessariamente, o campo educacional. Pensar, portanto, a formação de professores, implica impreterivelmente levar em conta as forças e as pressões que esse campo está vivendo e que, ao que tudo parece indicar, continuará sofrendo. Nesse sentido, vale reafirmar com as nossas pesquisas e ações qual o professor que pretendemos formar. Diferente das perspectivas padronizadas que visam criar modelos únicos de ação, como a cultura do apostilamento, pretendemos discutir concepções de formação docente que considerem os sujeitos como autores dos seus processos formativos, pondo em destaque a potência constitutiva da Educação Estética e dos estudos voltados para as pesquisas narrativas e/ou de histórias de vida e (auto)biográficas.
Palavras-chave : educação estética; formação de professores; pesquisas narrativas; pesquisas biográficas; pesquisas autobiográficas.