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Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
RAJOBAC, Raimundo e GARCIA, Fernando Ferminio. Música como problema de formação (Bildung): Espinosa, corpo e afecções. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35973. Epub 01-Fev-2021. ISSN 1981-2582.
O ensaio discute sobre música como problema de formação (Bildung) desde Espinosa. O recurso interpretativo toma como ponto de partida a Ética (1677). Se relacionam ética, estética e epistemologia na retomada da relação entre sensível e inteligível no contexto da filosofia monista. Retoma-se a posição de Espinosa no âmbito da crítica ao dualismo platônico-cartesiano; seguido da reconstrução interpretativa de três partes do texto da Ética: parte um (Deus), dois (A natureza e a Origem da Mente) e três (A Origem e a Natureza dos Afetos); e, por fim, a interpretação de dimensões formativo-musicais a partir do filósofo em estudo.
Palavras-chave : música; corpo; afecções; formação.