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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

STEDEROTH, Dirk. Capital humano e panorama educacional: sobre a atualidade da Crítica de Heydorn ao Plano Estrutural para a Educação (1970). Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e35974.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35974.

o ensaio reconstrói a história das reformas do sistema educacional alemão, escolhendo a famosa crítica de Heinz-Joachim Heydorn, dos anos 1970, como eixo da argumentação. Tanto a pré-história dessa crítica quanto as políticas das últimas décadas revelam uma continuidade da orientação pedagógica que, desde o conceito do capital humano até os critérios de competência e de adaptação às demandas da economia e da tecnologia em permanente transformação, perde de vista o homem. Ao invés de focar em competências humanas imediatamente aproveitáveis, o autor pleiteia em favor da formação universal, convencido ser essa a melhor condição para se enfrentar os desafios da dinâmica inscrita ao mundo moderno.

Palavras-chave : história das reformas educacionais; diretrizes educacionais; capital humano.

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