Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
FERREIRA DE ASSIS, Andrelize Schabo e DOS SANTOS FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho. Educação sob um olhar antirracista na formação escolar da Amazônia brasileira. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.1, e36678. Epub 11-Jul-2021. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.36678.
O objetivo deste texto é problematizar o trabalho desenvolvido sobre a temática racial em uma instituição pública de ensino na Amazônia, com foco na tensão entre o multiculturalismo funcional e a interculturalidade crítica. Os diálogos ficcionais dos jogos de cenas, inspirados na terapia desconstrucionista de Jacques Derrida (1971) e nos jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein (2014), mostram que há diferentes maneiras de se trabalhar educação antirracista em sala de aula e que é importante compreender alguns conceitos sobre a temática para evitar, nos termos de Veiga-Neto (2003), o multiculturalismo bom-mocista, que mantém intactas as bases hierarquicamente racializadas da sociedade brasileira. Confrontar e discutir criticamente o racismo é responsabilidade de todos, especialmente dos envolvidos no processo de formação escolar e acadêmica.
Palavras-chave : discriminação étnica; educação antirracista; jogos de cenas.