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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ROCHA RAMOS, Maria Tereza  e  ORTIZ MONTEIRO, Patricia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo. A gestão educacional e a inclusão da temática ambiental nos PPPs de escolas públicas municipais. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.3, e31728.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.31728.

A presente pesquisa tem como objetivos: (a) compreender como foram elaborados os projetos político-pedagógicos (PPPs) de quatro escolas de ensino fundamental, públicas, localizadas em um município do sudoeste da Bahia, e (b) conhecer como é abordada a temática educação ambiental (EA) nas matrizes curriculares desses projetos. Foram analisados quatro PPPs, de quatro escolas municipais que atendem aos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 27 professores. O estudo é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Foi realizada análise documental dos PPPs e, ainda, a categorização dos textos desses documentos, utilizando-se o software IRAMUTEQ. A triangulação dos dados foi realizada segundo Minayo (2010). Dos quatro PPPs analisados, três apresentam matrizes curriculares que contemplam a temática EA sob uma perspectiva conservacionista, e um aborda a inserção da EA em uma perspectiva socioambiental.

Palavras-chave : educação ambiental; projeto político pedagógico; gestão educacional.

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