Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
BRASIL, Taciana. O ensino religioso na educação integral: contribuições metodológicas. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-38054. Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38054.
No Brasil, os princípios da educação integral têm se tornado um paradigma para as políticas educacionais e práticas escolares. Todos os conteúdos devem colaborar para que esse princípio seja levado a efeito. Existe, porém, um desafio em particular: o ensino religioso. Este conteúdo historicamente foi utilizado com interesses políticos para imposição da religião hegemônica. Porém, a Base Nacional Comum Curricular lhe confere uma nova possibilidade, em que é utilizado para reforçar a diversidade e a liberdade religiosa. Através de pesquisa documental e bibliográfica, este artigo discute possibilidades para a colaboração deste novo modelo de ensino religioso em um contexto de educação integral.
Palavras-chave : educação integral; ensino religioso; base nacional comum curricular.