SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Escolas cívico-militares: estratégia política para ocultar a negligência com a educação pública no Estado brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CARVALHO, Fabrício Aarão Freire; COELHO, Maria do Socorro da Costa  e  AGUIAR CASTRO BATISTA, Pablo. O direito à educação aos privados de liberdade no Brasil e o papel do FUNPEN no seu financiamento. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e33887.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33887.

Este estudo teve por objetivo analisar o papel do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) no financiamento das atividades educacionais, no esforço do Estado brasileiro, em promover a reinserção social dos privados de liberdade no período de 2014 a 2018. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa pautada na análise de dados estatísticos e financeiros, na revisão bibliográfica e estudo documental do arcabouço legal que orienta o funcionamento do sistema penitenciário e do FUNPEN. A pesquisa revelou que temos um sistema penitenciário com unidades prisionais precárias, superlotadas, sem condições estruturais e de recursos humanos necessários para cumprir o seu papel de reintegração social por meio da educação há um público majoritariamente jovem e com baixa escolaridade, cuja política de financiamento, vem sendo marcada por problemas na fiscalização, processo de prestação de contas, pelo contingenciamento de seus recursos e consequente desvios de suas finalidades para garantir o superávit primário governamental.

Palavras-chave : Privados de Liberdade; Reinserção Social; Educação Prisional; FUNPEN.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )