Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
DOS SANTOS, Rafael Marques; BRAGA, Laudelina e LUFT, Hedi Maria. O ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais: experiências e narrativas das alunas do Curso Normal. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e45214. Epub 02-Abr-2024. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.45214.
Esta pesquisa contribuirá para discutir a importância da formação inicial ofertada na modalidade do Curso Normal, que tem por finalidade a formação de professores que atuarão nos anos iniciais. Nesse movimento, oportunizamos a escrita narrativa a fim de favorecer reflexões advindas das vivências no contexto escolar durante as intervenções de estágio nos anos iniciais. Nesse sentido, a escrita das narrativas resgata indicativos do ser professor, dos modos de ensinar e aprender matemática, as percepções sobre as relações entre os procedimentos metodológicos de ensino da matemática e a dicotomia entre a teoria e a prática no desenvolvimento de práticas pedagógicas no período de estágio. Assim, o objetivo desta investigação consiste em analisar as narrativas das normalistas em formação, abarcando as experiências no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais numa perspectiva histórico-cultural. A pesquisa apresenta-se como sendo de abordagem qualitativa com características da pesquisa narrativa. Evidenciamos que a escrita reflexiva, por meio dos diários de bordo, possibilitou experienciar o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais, bem como os significados atribuídos ao que foi vivenciado no processo educativo durante o estágio de docência para a prática pedagógica enquanto futuras professoras.
Palavras-chave : formação inicial; docência; educação matemática.