Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
MOURA, Elaine Maria Salies Landell de. Reflexão: um caminho para a construção da competência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.123-132. ISSN 1981-416X.
O presente texto traduz uma forma de pensar e de viver a realidade, um modo de atuação profissional, e procura mostrar, ainda, como os professores percebem e concretizam a sua prática pedagógica com os alunos, vivendo - eles também _ o papel de estudantes, protagonistas e responsáveis pela sua autonomia crítica. Apresenta o portfólio como um instrumento de reflexão e, portanto, de avaliação do próprio percurso, e um caminho para a construção da competência de alunos e professores. Como resultado, o texto apresenta variáveis da articulação do processo de ensino-aprendizagem que podem contribuir com os professores na análise da própria prática, de forma a torná-la cada vez mais reflexiva.
Palavras-chave : Reflexão da Prática Docente; Portfólio; Avaliação.