Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
NONATA, Antonia Ferreira. Paradigmas do conhecimento: do moderno ao ecológico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.259-275. ISSN 1981-416X.
No contexto da passagem do milênio, o estudo focaliza a mudança e as mudanças na visão dos atores, observando, em especial, o que ocorre com eles, numa mudança de paradigma. Intenta, assim, provocar a reflexão sobre o fenômeno da mudança paradigmática e as repercussões na mudança de percepção da realidade, inclusive no campo do social. A análise do conceito de paradigma sob o aspecto científico Khun (1970), Capra (1996), Giddens e Turner ( 1999) e Goswani, (2001) e sob o aspecto sociocultural, Capra (1982, 1996) e Morin (1996) , tem como desfecho a descrição das relações científicas e socioculturais estabelecidas nos paradigmas ocidentais consignadas na categoria racionalidade e nas suas implicações para a sociedade e a educação.
Palavras-chave : Mudança; Paradigma; Paradigma Científico-Social; Racionalidade Instrumental e Racionalidade Ecológica.