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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
MANTOVANI, Ana Margô e SANTOS, Bettina Steren dos. Comunicação e aprendizagem ubíqua: reconfiguração das práticas pedagógicas na cibercultura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1619-1638. Epub 11-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ao01.
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar como os professores reconfiguram suas práticas pedagógicas, por meio da comunicação e da aprendizagem ubíqua. Buscamos uma fundamentação teórica que inclui a “Biologia do Conhecer” e a “Multirreferencialidade”, bem como teóricos contemporâneos que estudam a cibercultura. Situa-se no âmbito do estudo de caso, constituído por professores de uma Instituição de Ensino Superior. A Análise Textual Discursiva configurou-se no método de interpretação das narrativas. Evidenciamos que os professores: incorporam em suas práticas pedagógicas a lógica comunicacional da cibercultura, por meio da comunicação ubíqua e das relações dialógicas que estabelecem; propõem situações de aprendizagem problematizadoras, configurando um espaço de convivência híbrido e ubíquo; e promovem estratégias de integração da aprendizagem ubíqua ao ensino formal. Concluímos que o potencial da ubiquidade proporciona novas ambiências comunicacionais que possibilitam a reconfiguração das práticas pedagógicas. Para tal, é necessário instaurar uma dinâmica de comunicação multi (direcional/dimensional), pautada na interatividade, nos processos de ensinar e aprender.
Palavras-chave : Cibercultura; Comunicação e aprendizagem ubíqua; Práticas Pedagógicas.