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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
SILVA, Matheus Bernardo. O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1170-1189. Epub 05-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ds09.
Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico-metodológico, cujo intuito foi constatar que o paradoxo da educação física escolar se aloja nas perspectivas díspares oriundas, por um lado, pelas ciências naturais e, por outro, pelas ciências humanas. Tal paradoxo é constituído, portanto, pelo colonialismo epistemológico que a educação física escolar se encontra atualmente. Em contrapartida e como alternativa de superação deste paradoxo, explicita-se a condição de a educação física escolar ser compreendida como uma modalidade de educação e, por conseguinte, estar balizada por uma ciência da e para a educação; isto é, uma teoria da educação que tenha a prática pedagógica como ponto de partida e de chegada do processo educativo escolar.
Palavras-chave : Paradoxo da Educação Física Escolar; Epistemologia; Prática Pedagógica.