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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
THIESEN, JUARES DA SILVA e PONCE, BRANCA JUREMA. A cidade como foco de análise em pesquisas no campo do currículo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1339-1359. Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao05.
A finalidade do artigo é destacar a contribuição dos estudos curriculares no debate da relação entre currículo escolar e vida na cidade, tomando-se como pressupostos que os territórios da cidade educam, que seus espaços constituem currículos abertos a experiências, aprendizagens e desenvolvimento humano e que a formação pode se tornar mais ampla e significativa quando a escola passa a conceber a cidade como constituinte de seu currículo. O trabalho é resultado da produção de um estado do conhecimento sobre o referido tema, ancorado por uma discussão de fundo teórico. No texto, inicialmente apresentamos o resultado do estado do conhecimento, visando revelar o que já existe de produção científica no Brasil tratando da relação currículo e vida na cidade. Em seguida, caracterizamos brevemente nossa compreensão teórica sobre essa relação e, na última seção, com base nos indicativos das duas primeiras, apontamos possíveis lacunas e possibilidades de pesquisa como desafios para o campo dos estudos curriculares. Entre outros aspectos, o trabalho revela haver significativa produção científica relacionada com o tema, conduzida especialmente por áreas científicas e de conhecimento tais como a geografia, a arquitetura, a educação física, a história da educação, entre outras. A participação de pesquisadores filiados ao campo dos estudos curriculares tem sido baixa nessa produção, por isso a integração mais substantiva na relação currículo-cidade segue constituindo um grande desafio para a formação escolar.
Palavras-chave : Currículo; Cidade; Território; Conhecimento..