SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número75Uma coleção para guardar e ensinar: o caderno de receitas da viscondessa do ArcozeloUm arquivo em migalhas: o arquivo pessoal “público” de um historiador catarinense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BEZERRA, AMÁLIA CRISTINA DIAS DA ROCHA. Histórias Vitalinas de uma Tropeira da Instrução (1937-2007): acervos, territórios e trajetórias. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1519-1546.  Epub 26-Dez-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ds03.

A pesquisa sobre a trajetória de escolarização e de atuação profissional de Severina Félix de Araújo foi realizada a partir do acervo pessoal, em que consta documentos escolares, fotografias e registros autobiográficos. A legatária do acervo produziu uma árvore genealógica dos níveis de instrução de sua família, na qual ela foi a primeira de uma geração a ingressar na escola pública na infância. Antes de si e depois de si, Severina procurou saber datas de nascimento, casamento, níveis de instrução dos filhos, netos e bisnetos de sua mãe, Vitalina Pereira de Araújo. Assim, a investigação pretende situar por que Severina foi a primeira a ter uma trajetória escolar e se tornar docente. A professora ainda produziu um caderno com dados sobre as matrículas que exerceu no magistério, com datas de ingresso, escolas e séries lecionadas. A documentação, cotejada com a historiografia, permite conhecer a trajetória de escolarização vivenciada da década de 1930 a 1970 e o exercício do magistério até a aposentadoria nos anos 2000. A necessidade de migrações, mudanças de bairros, cidades e estados deu contornos às oportunidades educativas e profissionais. A partir da trajetória de Severina emergem aspectos da história da oferta da escola pública e da profissão docente no Brasil no século XX. Nessa perspectiva, para além de apresentar uma trajetória escolar e profissional a partir do acervo pessoal, a documentação foi cotejada com a historiografia da educação para analisar como sujeito, estrutura e contexto se espreitam no processo histórico e as intenções de memória inscritas na constituição deste acervo biográfico.

Palavras-chave : Magistério; Grupo Escolar; Escola Normal; História Local; Migração..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )