SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Acacia Zeneida Kuenzer: referência feminina na formação docente e na Educação ProfissionalRelações, métodos, palavras: a pesquisa narrativa (auto)biográfica por Maria Helena Abrahão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

WUNSCH, Luana; MARTINEZ, Flávia Werrzyn Magrinelli  e  OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Denice Catani: notas de leitura sobre memória, história e formação docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.156-169.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds10.

Por meio de uma abordagem qualitativa, o texto que segue é um encontro de notas de leituras de três pesquisadoras da área de formação de professores, de três diferentes universidades do país. É uma revisão sistemática que explora a contribuição da professora e pesquisadora Doutora Denice Barbara Catani, da Universidade de São Paulo, do campo da educação, com foco nas interseções entre memória, história e formação docente. A metodologia empregada neste artigo é a revisão sistemática, a qual envolveu a análise detalhada de uma série de vinte e quatro (24) obras solo de Catani, que foram analisadas por meio da ferramenta de análises qualitativas Voyant. O estudo revela que a autora aborda a memória como um elemento central na construção da identidade docente. Suas obras demonstram como a memória coletiva e individual das (os) professoras (es) desempenha um papel fundamental na formação da identidade profissional docente e influencia as práticas pedagógicas. A autora argumenta que a reflexão sobre a própria história e a memória pode fortalecer a capacidade das (os) professoras (es) de compreender sua prática docente. Além disso, examina como as políticas e as reformas educacionais se articulam as memórias coletivas e pelas narrativas históricas, influenciam as decisões governamentais e incidem sobre as práticas escolares. Suas análises oferecem insights para pesquisas sobre a formação professoras (es) e formuladoras (es) de políticas interessadas (os) e engajadas (os) na educação brasileira.

Palavras-chave : Denice Bárbara Catani; Narrativas históricas na educação; Memórias e desenvolvimento profissional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )