SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Aspectos das culturas escolares da escola primária em Brasília nas colunas de Yvonne Jean (1962-1964)Formação de professores em cursos normais superiores: um “estado do conhecimento” (2003-2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, André. Conhecimento como criação: subversão de tecnologia educacional na periferia do capitalismo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.332-347.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao10.

O presente ensaio propõe a hipótese de que, no contexto educacional, fundamentos anti-cartesianos sobre conhecimento oferecem possibilidades de subversão de tecnologias para arrefecimento das estruturas de opressão, controle e dominação. A partir de metodologia de revisão bibliográfica, o ensaio relaciona assuntos como ciência cognitiva e estudos decoloniais para pensar dois casos de tecnologias educacionais e suas implicações políticas. Para alcançar esses objetivos, o texto articula-se em três partes. A primeira delas descreve a noção de conhecimento, fundamento para quaisquer discussão sobre aprendizagem ou ensino, no contexto da área de ciência cognitiva. Três conceitos distintos de conhecimento são apresentados. Dentre eles, o mais novo pode ser considerado mais propriamente como anti-cartesiano. A etapa seguinte discute a relação entre ferramentas educacionais de tempos diferentes e seus fundamentos conceituais cartesianos enquanto definidores de suas políticas e histórias de uso. Nessa seção o texto relaciona conceitos de fenomenologia, enaccionismo e decolonialidade ao analisar aspectos do uso de duas tecnologias educacionais: o quadro negro e um aplicativo de telefone celular para alfabetização. Uma terceira parte encaminha relações e conclusões sobre possibilidades de subversão da ordem colonizadora. Nessa etapa, apresenta-se um caminho de emancipação por meio da desobediência e da criação de formas de utilizar ferramentas educacionais para narrar as próprias histórias na periferia do capitalismo.

Palavras-chave : Conhecimento; Educação e tecnologias; Enaccionismo; Decolonialidade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )