Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
SANCHO, Juana María. La transformación de las tecnologías de la información y la comunicación en tecnologías de la educación: componentes de un camino incierto. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.28, pp.651-669. ISSN 1981-416X.
Nos últimos anos, o uso de computadores e os diversos desenvolvimentos relacionados com as tecnologias digitais de informação e comunicação têm sido apresentados, não apenas como instrumentos por excelência para a melhoria da educação, mas como um elemento determinante na modernização de sistemas educação. No entanto, o acompanhamento de vários projetos realizados e os investimentos, muitas vezes à custa da dívida externa, não foram capazes de demonstrar que a sua utilização nas escolas irá significar uma imediata melhoria do ensino e da aprendizagem, os processos e os resultados dos alunos. A partir dessa contatação é analisado e problematizado o discurso que investe as tecnologias de poderes especiais para melhorar a educação, ao passo que também configura as mudanças que a onipresença destas tecnologias na vida diária de crianças e adolescentes estão representando em sua forma de aprender, de lidar com a informação e de valorizar o conhecimento. Em seguida, a partir das evidências produzidas pela investigação, são dimensionados os fatores associados à mudança que os sistemas de ensino e as escolas teriam que promover para converter as TIC em tecnologias da educação.
Palavras-chave : Tecnologia Educacional; Mudança Educativa; Inovação; Política Educacional; Formação de Professores.