Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
KALAMPALIKIS, Nikos. Un outil de diagnostic des représentations sociales: le focus group. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.435-467. ISSN 1981-416X.
Os grupos focais são espaços de comunicação que permitem observar as interações, as memórias e as representações em processo. Eles correspondem em grande medida às exigências metodológicas de dois campos de pesquisa que têm uma forte filiação epistemológica: a memória e as representações sociais. Nosso artigo se insere nessa problemática e procura destacar a fecundidade dessa articulação por meio de um estudo de campo centrado no conflito simbólico nos Balcãs, entre a Grécia e a República da Macedônia, ‘o caso macedônico’, colocando em jogo a história, a memória e as exigências convencionais do presente em um processo de defesa dos significados imaginários nacionais.
Palavras-chave : Grupos Focais; Representações Sociais; Memórias Sociais.