Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
VARGAS, Sonia Maria de e FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco. Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo, autonomia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.915-931. ISSN 1981-416X.
Neste trabalho pretendemos refletir sobre a importância de uma formação docente para a educação de jovens e adultos (EJA) que permita a apropriação teórico-metodológica dos conceitos de diversidade cultural, diálogo e autonomia. Discutimos as implicações da formação continuada para o desenvolvimento de uma proposta curricular para a EJA que leve em consideração os conceitos assinalados. Destacamos ainda os dilemas políticos e práticos vivenciados pelos docentes que buscam valorizar os saberes dos educandos, procurando se apoiar no diálogo como base para a construção da cidadania. A pesquisa justifica-se em função da necessidade de se ampliar a discussão sobre a formação docente voltada para contextos de grande diversidade cultural, como no caso da EJA. O estudo baseia-se em pesquisa qualitativa, tendo utilizado prioritariamente entrevistas semiestruturadas com professores que lecionavam no Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (Peja/SME-RJ) e que participaram de diferentes processos de formação continuada propostos pela SME-RJ, no período 2004-2008.
Palavras-chave : Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Diversidade Cultural.