Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
FERREIRA, Jacques de Lima; CARPIM, Lucymara e BEHRENS, Marilda Aparecida. O professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.69-84. ISSN 1981-416X.
As considerações e reflexões abordadas neste artigo são resultantes da pesquisa de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, realizada com 15 professores que atuam em uma faculdade da cidade de Curitiba que desenvolve cursos superiores tecnólogos, e teve como objetivo identificar a metodologia de ensino adotada pelos docentes em suas práticas pedagógicas, e se investem em sua formação continuada, tendo em vista os desafios educacionais postos para os profissionais que trabalham com a docência neste novo século. O processo investigativo considerou nas discussões os desafios demandados pela adoção de um fazer educacional inovador, dialógico e cooperativo que, de maneira participativa e crítica, precisa da adoção de estratégias que estimulem a criatividade, a construção e a reconstrução de saberes significativos. Nesse contexto inovador, o docente precisa levar em conta a prática social, política e econômica. Assim, o professor precisa adotar um novo paradigma da complexidade (MORIN, 2000, 2001, 2009), no qual o processo educativo e metodológico exige a postura proativa no sentido de investir em seu desenvolvimento profissional contínuo, em especial, os relacionados às práticas pedagógicas, usando os recursos tecnológicos em benefício de uma ação docente mediadora e colaborativa, consolidando seu papel de professor transformador, construtor e agente de mudanças.
Palavras-chave : Docência Universitária; Prática Pedagógica; Metodologia de Ensino; Tecnologia; Formação Continuada.