Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
PALMEIRAO, Cristina e AMORIM, José Pedro. Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.349-367. ISSN 1981-416X.
Neste artigo, é nossa intenção refletir e analisar, ainda que de uma forma exploratória, três dimensões essenciais - a relação pedagógica, o currículo e a avaliação - subjacentes à realização por alunos com mais de 50 anos de um Programa Universitário promovido pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Numa expressão que não perfilhamos, diríamos tratar-se de uma oferta “não tradicional” para estudantes “não tradicionais”. Paradoxalmente, este “não” exprime não um défice, mas uma riqueza nada despicienda - de experiências (de vida, profissionais, mas também, as mais das vezes, de educação formal, pelo facto de a maioria dos alunos ser, pelo menos, licenciada), de memórias (passado), bem como de atividade (presente), desejos e expectativas (futuro)! Então, e justamente pelo facto de ser “não tradicional”, este Programa tem, por um lado, implicado um esforço no sentido de repensar alguns dos processos e procedimentos habituais da Universidade; por outro, tem trazido dados que nos podem levar a questionar algumas crenças associadas à Educação de adultos.
Palavras-chave : Educação de Adultos; Ensino Superior; Relação Pedagógica; Currículo; Avaliação.