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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CABRAL, Anne Emilie Souza de Almeida e LIMA, Solyane Silveira. Intelectuais sergipanos e o pensamento escolanovista. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.46, pp.683-701. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS4.
Este artigo se propõe a analisar o pensamento de alguns intelectuais sergipanos a respeito da Educação e compreender como se efetivou o processo de transformação das ideias da Pedagogia Moderna para o ideário da Escola Nova. Portanto, neste estudo problematizaremos a atuação dos professores, Helvécio de Andrade (1864-1940), Rocha Lima (1897-1969) e Nunes Mendonça (1923-1983) por meio de documentos e obras que tratam dos referidos personagens e que expressam o pensamento educacional dos mesmos. Primeiramente, abordamos a respeito da difusão da Escola Nova no contexto educacional brasileiro, quando integrantes da República buscavam meios para moralizar a educação brasileira. Em seguida, analisamos o pensamento dos intelectuais sergipanos que, conforme percebemos, pautavam as suas ideias na proposta escolanovista. E, por fim, apreendemos que o pensamento educacional sergipano, através de seus intelectuais, apropriou-se da tendência nacional da época.
Palavras-chave : Intelectuais Sergipanos; Escola Nova; Pensamento Educacional.