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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
SPRICIGO, Cinthia Bitencourt; MANFFRA, Elisangela Ferretti e SAROYAN, Alenoush. Uma oficina de planejamento de disciplina como possível caminho de um ensino centrado no conteúdo para um ensino centrado na aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.337-355. Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds02.
A fim de satisfazer as necessidades de uma sociedade em constante mudança, as universidades precisam melhorar constantemente os seus processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, é essencial que os professores estejam totalmente comprometidos e bem preparados para ensinar com o objetivo de que os alunos aprendam, e não focados na entrega de conteúdo. Programas de desenvolvimento pedagógico docente poderiam ser úteis para apoiar a instituição e professores neste sentido. Como o design desses programas é uma tarefa difícil, pretendemos contribuir com os conselheiros pedagógicos, relatando a nossa experiência aqui. Nós adaptamos uma oficina de design de disciplina desenvolvido na Universidade McGill ao nosso contexto na PUCPR, em Curitiba, no sul do Brasil. Durante a oficina, os participantes redigiram uma nova ementa e produziram um mapa conceitual para sua disciplina, ambos com apenas o essencial para a aprendizagem. Então, definiram os resultados da aprendizagem e só depois escolheram métodos ativos para ajudar os estudantes a alcançá-los. Ao longo de todo o processo, os participantes deram retorno para as atividades uns dos outros. As atividades da oficina, juntamente com as discussões frutíferas entre professores de diferentes origens, nos ajudaram a visualizar o conteúdo como algo que apoia o desenvolvimento dos resultados da aprendizagem. Portanto, podemos concluir que esta oficina abriu caminho para as inovações metodológicas que desenvolvem a aprendizagem em dimensões cognitivas superiores, uma vez que o professor definiu expectativas mais desafiadoras para os alunos ao escrever o novo plano de ensino.
Palavras-chave : Ensino e aprendizagem na educação superior; Desenvolvimento do corpo docente; Alinhamento construtivo; Plano de ensino.