Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CORREA, Adriana Katia et al. Reflexões de professores participantes em um Curso de Pedagogia Universitária. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.555-574. Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ao02.
Este artigo analisa a formação de professores universitários, no contexto da pesquisa Curso Pedagogia Universitária: os professores e sua prática pedagógica desenvolvida pelo Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP-Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo - Brasil - (GAPRP). Trata de pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa que se propõe a analisar as reflexões de professores, participantes do I e II Curso de Pedagogia Universitária realizado em Ribeirão Preto em 2008 e 2009, acerca de sua prática pedagógica. Os dados revelam que as reflexões desses professores contemplam a revisitação de suas práticas pedagógicas, os limites contextuais e administrativos e a gestão do projeto político pedagógico com possibilidades de mudanças. Evidenciam-se também alguns pontos de tensão que necessitam ser trabalhados: aprendizagem da docência como perspectiva individual versus docência como perspectiva coletiva; formação pedagógica como prática sócio-política versus prática instrumental e valorização da pesquisa em detrimento do ensino.
Palavras-chave : Ensino Superior; Pedagogia Universitária; Práticas Pedagógicas.