Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
GONCALVES, Armando e CALDERON, Adolfo Ignacio. Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura científica internacional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1125-1145. Epub 26-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds03.
Este artigo apresenta o estado da questão acerca das implicações dos rankings acadêmicos globais na educação superior. Entre milhares de estudos localizados em bases científicas internacionais, foram selecionados 23 artigos científicos como corpus de análise. As implicações identificadas foram organizadas em três grupos: internacionalização e competição; governança e autonomia; e qualidade e produtividade. A literatura científica apresenta universidades procurando melhores posições nos rankings acadêmicos, eventualmente apoiadas por governos nacionais, almejando entrar no seleto circuito das Universidades de Classe Mundial. Destaca-se o estímulo à internacionalização das instituições de educação superior, especialmente em países asiáticos, por meio do aumento da publicação de artigos científicos e, muitas vezes, das parcerias para importação de modelos consolidados das universidades que estão nos topos dos rankings.
Palavras-chave : Rankings acadêmicos; Rankings universitários; Avaliação educacional.