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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
SILVA, Maurício. Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1207-1221. Epub 26-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds07.
As ações afirmativas tornaram-se, no atual contexto brasileiro, mais do que uma mera concessão governamental no âmbito de políticas públicas universalistas, mas um imperativo inequivocamente direcionado para sanar distorções historicamente construídas em relação à população brasileira afrodescendente por meio de medidas compensatórias, Uma dessas medidas são as chamadas cotas raciais, discutidas neste artigo a partir do seu relacionamento com o ensino universitário público e da ideologia da meritocracia.
Palavras-chave : Ações afirmativas; Cotas raciais; Universidade brasileira; Meritocracia.