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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
KNOBLAUCH, Adriane; MONDARDO, Giselly Cristini e CAPPONI, Luciane Aparecida Moraes. Algumas considerações sobre formação de professores e o habitus docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1335-1351. Epub 26-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ao03.
O objetivo do artigo é apontar contribuições do pensamento de Pierre Bourdieu, especificamente para os estudos sobre formação de professores, profissionalização e constituição da docência. Serão apresentadas algumas considerações sobre o conceito de habitus e o processo de socialização e, em seguida, discutiremos a constituição da prática escolar que se converte em senso prático. As análises apontam que a docência é fruto da trajetória social composta por diferentes agências socializadoras, as quais podem ser complementares entre si ou não, o que contribui para a construção de um habitus com disposições híbridas. Outro componente que se destaca é prática educativa que, como cultura compartilhada, também é um importante elemento que compõe o habitus, a partir do qual o aprendizado ocorre e as decisões didático-metodológicas são tomadas. Ressaltamos que conceber a docência como fruto da trajetória social a partir de disposições híbridas de habitus pode se constituir como uma ferramenta importante para nossas formas de atuar em cursos de formação docente e na elaboração de políticas públicas para essa área.
Palavras-chave : Habitus; Socialização; Formação de professores.