Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins. Museus, história e educação: narrativas de “futuros professores” de História. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.579-595. Epub 07-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao07.
Este artigo apresenta a abordagem das narrativas e experiências históricas de acadêmicos/as, “futuros” professores, sobre a inserção/visita em museus. Após os estudos sobre a importância da fundamentação da visita em museus como uma ação didática, realizados na disciplina de Prática de Ensino de História, cada estudante teve a fundamentação teórica da autobiografia para embasar sua narrativa sobre a visita e importância do museu no ensino de história. Assim, foram utilizadas metodologicamente as narrativas dos/as acadêmicos/as do curso de História, relacionando suas vozes múltiplas, suas impressões, seu entendimento sobre o museu como espaço histórico, com a produção de sentido do patrimônio musealizado. O objetivo foi analisar as dimensões da cultura histórica, em que acadêmicos/as construíram suas experiências históricas.
Palavras-chave : Museus; Formação Inicial de Professores; Ensino de História; Narrativas.