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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CARVALHO, Jaciara de Sá e BRITO, Rita Cassia Martins Costa. Da “janelinha” para o “janelão”: a relevância de conteúdos qualificados para a educação permanente pelos surdos e sua inclusão transformadora. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.818-838. Epub 06-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds11.
Uma das dificuldades com as quais sujeitos surdos se deparam é o acesso à informação qualificada em audiovisuais, uma vez que recursos como legendas e o trabalho de intérpretes não seriam suficientes para ampla compreensão, pois a maioria não domina a Língua Portuguesa Escrita (LPE) e, ainda que os intérpretes utilizem a Língua Brasileira de Sinais (Libras), há sempre uma tradução. A partir desta problemática, este artigo apresenta uma discussão sobre a importância de conteúdos qualificados para a inclusão social com tecnologias e educação desses sujeitos, considerando dados de uma pesquisa sobre a TV INES, primeira WEB TV no País protagonizada por surdos com programação bilíngue (Libras e Português). Entrevistas com surdos de diferentes níveis de escolaridade apontam para a necessidade de ampliação de conteúdos produzidos por surdos e para surdos como insumo para o desenvolvimento de sua criticidade (FREIRE, 1979) e, assim, para seu processo permanente de educação com tecnologias digitais.
Palavras-chave : Acessibilidade à informação; Surdo; Língua Brasileira de Sinais (Libras); Inclusão digital; Educação permanente; Tecnologias; TV INES.