Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
SCHLESENER, Anita Helena. Observações acerca da origem da filosofia: a educação a partir da leitura histórica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1348-1370. Epub 05-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ao03.
O presente artigo tem como objetivo fazer algumas observações sobre a origem da filosofia e seu elo indissolúvel com a educação. A filosofia enquanto pergunta sobre a verdade está entendida em um contexto histórico. A filosofia nascida da experiência empírica e articulada com a astronomia, a física e a matemática. A filosofia como uma atividade do pensamento que também se constrói como educação: modo de vida e ensino do pensar crítico. Notas sobre a construção do pensamento até a crise política e social que levou a Grécia a perder a sua hegemonia para outros povos.
Palavras-chave : Filosofia; Educação; Origem; Pensamento grego.