SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número70Por uma nova didática: discursos e narrativas no Ensino SuperiorFormação de professores da Educação Infantil: ressignificando as práticas docentes por meio de propostas psicocorporais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ARNDT, Klalter Bez Fontana  e  CRUZ, Dulce Márcia. Pedagogos em formação: revisão sistemática das trajetórias formativas, identidades, letramento e perfil midiático. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1114-1146.  Epub 20-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ds06.

A identidade midiática do pedagogo em formação sofre influência direta da trajetória formativa e da representação social que estes sujeitos têm sobre a profissão escolhida e na relação com as mídias em seu cotidiano. A partir dessa hipótese, o presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento que tem por objetivo verificar e analisar o perfil midiático do pedagogo em formação, numa possível articulação da constituição deste perfil com sua trajetória formativa e com a representação social que estes sujeitos têm sobre a profissão do pedagogo. O propósito deste trabalho é apresentar um retrato temporal de pesquisas já realizadas sobre trajetórias formativas, representação social, identidades, letramento e perfil midiático, evidenciando desde o detalhamento do percurso metodológico até os resultados encontrados. A metodologia usada foi a revisão sistemática e o recorte temporal foi de 10 anos (2010 a 2020), que culminou na análise atenta de 75 trabalhos, resultantes de pesquisas acadêmicas da área da educação. O resultado evidenciou a relevância de pesquisas sobre identidades e sua interface com trajetória formativa, principalmente quando os sujeitos são pedagogos em formação. Discutir sobre identidade midiática dos pedagogos requer levar em consideração a sua relação com as mídias, como estas estiveram presentes em sua trajetória formativa e como essa relação contribuiu na constituição da sua identidade.

Palavras-chave : Identidade midiática; Trajetória formativa; Representação social do pedagogo; Revisão sistemática..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )