SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número70Pedagogos em formação: revisão sistemática das trajetórias formativas, identidades, letramento e perfil midiáticoNarrativas de professores ribeirinhos: tensões, fragilidades e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BERSCH, Ângela Adriane Schmidt  e  PISKE, Eliane Lima. Formação de professores da Educação Infantil: ressignificando as práticas docentes por meio de propostas psicocorporais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1147-1168.  Epub 20-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ds07.

Neste estudo, objetivamos refletir sobre a prática docente por meio de propostas psicocorporais que envolveram o lúdico e suas interfaces. As práticas docentes são aquelas mediadas pelo professor e que, no seu construto, há intencionalidades, promovendo a aprendizagem com sentido e significados. A pesquisa é de cunho qualitativo e, para a análise dos dados, utilizamos a Grounded Theory, aliada ao software Atlas.Ti. As técnicas de intervenção pedagógica aplicadas foram a Psicomotricidade Relacional e as Ginásticas Historiadas. Participaram dos encontros formativos 30 professoras da Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Os instrumentos que geraram os dados foram: observações das trajetórias que envolvem as atividades psicocorporais, as narrativas das participantes nos memoriais descritivos e no decorrer dos encontros, bem como imagens, filmagens e relatórios oriundos das temáticas das aulas aplicadas aos alunos das professoras. As categorias que emergiram na análise dos dados foram emoções e corpo, evidenciando que o dueto está implicado na comunicação corporal, já que não podemos separar a emoção do corpo, tampouco o corpo da emoção. As narrativas que envolveram as atividades psicocorporais - ou seja, brincar, jogar, criar, atuar, inventar, interagir com o outro e com os objetos disponibilizados - indicaram que são capazes de promover reflexões sobre a formação permanente e uma ressignificação da prática docente.

Palavras-chave : Prática docente; Atividades psicocorporais; Formação de professores; Educação Infantil..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )