SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número70Formação de professores da Educação Infantil: ressignificando as práticas docentes por meio de propostas psicocorporaisAs redes pedagógicas materializadas em narrativas docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALMEIDA, Edwana Nauar de  e  BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. Narrativas de professores ribeirinhos: tensões, fragilidades e desafios. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1169-1191.  Epub 20-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ds08.

No contexto educacional amazônico ribeirinho, chama atenção a atuação das professoras e dos professores diante das condições e peculiaridades que atravessam seu cotidiano de trabalho pedagógico. Se fazem presentes as dimensões atitudinais e éticas uma vez que a experiência da docência se constrói lado a lado com os e as estudantes numa tessitura de sentidos subjetivos sobre a escola, sobre o ato de ensinar, sobre as responsabilidades educativas de cada um dos envolvidos nesse processo. O artigo apresenta, a partir de narrativas de professores ribeirinhos, a discussão de um dos aspectos mais objetivos, mas não tão claros da atividade pedagógica: as percepções sobre os e as estudantes e os modos de lidar com os desafios que lhes são impostos e que atravessam o fazer docente. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa, reunindo narrativas de três professores/as da rede pública de ensino em municípios ribeirinhos do Estado do Pará. A análise foi realizada tendo em vista os pressupostos da análise de narrativa segundo Fritz Schütze (2013). Os resultados de análise das narrativas apontam para a premência da circulação de significados tradicionais acerca da formação e papel da família, frustrações com a falta de condições objetivas para a realização do trabalho docente, fragilidade da formação dos professores para entender e lidar com a precariedade que marcam a trajetória de vida dos estudantes.

Palavras-chave : Amazônia ribeirinha; Docência ribeirinha; Narrativas de professores ribeirinhos..

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )