Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
PASSONE, Eric e RIBEIRO, Soraya Magnani Lobo Costa. Desafios à escolarização de alunos estrangeiros no município de São Paulo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.287-316. Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao02.
Este artigo trata da realidade e dos desafios da escolarização de alunos estrangeiros em uma escola do município de São Paulo. Com base na revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e os professores de uma escola que atende migrantes internacionais, discutem-se os limites das políticas públicas educacionais brasileiras em garantir o direto à educação dos migrantes. Os resultados obtidos mostram contradições entre as práticas declaradas pelos entrevistados e as práticas sociais da escola, resultando em dificuldades efetivas dos profissionais em trabalharem com a diversidade cultural que adentra a escola. Evidencia-se, também, a ausência de programas, projetos e ações de inclusão dos migrantes que garantam o direito à educação.
Palavras-chave : Estudante estrangeiro; Direito à educação; Políticas públicas em educação.