Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
LOBO, Gustavo Adolfo d'Almeida; LIMA, Kátia Regina Rodrigues e PAULA, Alisson Slider do Nascimento de. Práxis reflexiva e compreensão do currículo: fundamentos da formação docente em um PIBID de História. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.472-496. Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao09.
O artigo tem o objetivo de expor ações desenvolvidas no âmbito do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. Adota uma metodologia explicativa, na qual um dos autores participou como agente formador no processo em tela e descreve as condições específicas da realização das ações desenvolvidas no programa de iniciação à docência em um campus de uma universidade pública no interior do Ceará, a partir de discussões teóricas, da construção de uma prática formativa que enfoca a práxis reflexiva na formação de docentes para que estes tenham uma postura crítico-reflexiva sobre sua atividade de ensino e sobre o mundo em que estão inseridos. Toma também como referência central a compreensão sobre os aspectos explícitos e ocultos que compõem o currículo e como se portar no sentido de suplantar as limitações que este impõe a um ensino de história que objetive uma formação libertária. O texto conclui que há a necessidade do desenvolvimento de ações que enfatizem e possibilitem a postura crítico-reflexiva dos futuros professores e ações que venham a contribuir para a construção de um novo currículo para o ensino de história que contemple as especificidades sócio-culturais dos espaços educativos e do seu público alvo.
Palavras-chave : Formação de professores; Programa de iniciação à docência; Professor reflexivo.