Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
PAIXAO, Jairo Antônio da; MAGALHAES, Guilherme e CUSTODIO, Glauber César Cruz. Educação em unidades prisionais: considerações sobre a prática pedagógica de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.960-985. Epub 17-Dez-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ao05.
O presente estudo adotou a técnica Estado do Conhecimento e, a partir das pesquisas voltadas a analisar a atuação docente em unidades prisionais, descreve o aluno e as singularidades da docência nesses ambientes, detecta a necessidade de formação inicial e continuada para atuação em escolas prisionais e o desconhecimento prévio das especificidades da educação prisional por parte dos professores, verifica descompasso entre os textos oficiais e a realidade das escolas prisionais, revela diferentes obstáculos e dificuldades para a prática docente na educação prisional. No entanto, observa a existência de professores que revelaram gostarem de atuar em escola prisional e percebem que a formação docente ocorre por meio da prática cotidiana. Tem-se, com isso, a urgência de uma maior aproximação entre as políticas públicas no âmbito educacional, os professores e os gestores do estabelecimento penal, com vistas a ordenar ações que possam fortalecer parcerias necessárias em prol da formação educacional nas unidades prisionais do país.
Palavras-chave : Formação docente; Unidade prisional; Pedagogias em prisões.