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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
PESSOA, ANA MARIA. Arquivos pessoais e História da Educação: guardar o passado para intervir no presente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1468-1491. Epub 26-Dez-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ds01.
O texto apresenta uma reflexão sobre dois arquivos pessoais de duas pedagogistas portuguesas, Maria Lúcia Namorado (1909-2000) e Lucinda Atalaya (1929-2009), e a sua utilização na área da educação infantil e da educação não-formal. Pretende-se analisar de que forma diferentes tipos de documentos pessoais, guardados ao longo de anos pelas suas proprietárias, podem ser usados como fontes em investigação em educação. De uma primeira parte, na qual se contextualiza o tema dos arquivos pessoais do ponto de vista teórico, passa-se a uma descrição dos arquivos em análise, sublinhando os obstáculos e desafios que se colocam. Numa última parte, reflete-se sobre os constrangimentos e possibilidades de utilização dos arquivos pessoais em História da Educação.
Palavras-chave : Arquivos pessoais; História da Educação; Fontes primárias; Educação infantil; Educação não-formal; Mulheres pedagogas..