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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
SA, Ricardo Antunes de e LOPES, Rosana de Sousa Pereira. O direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo: contribuições para a docência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1115-1134. Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds10.
O objetivo deste artigo é indicar as possibilidades de reflexão sobre o direito à educação nos processos de formação inicial e continuada de professores, fundamentado no pensamento complexo. Após um cotejamento inicial, optamos por concentrar nossa análise na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), uma vez que os conceitos e posições desse documento estão alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) (BRASIL, 2010). Para embasar nossos procedimentos, utilizamos as obras de Morin (2000, 2001 e 2002), que tratam dos conceitos de indivíduo, humanidade e natureza humana. Consideramos que o conceito de direito à educação presente nos documentos legais mencionados demanda uma compreensão complexa do indivíduo como interdependente em uma rede de interações, ampliando assim a visão sobre o direito à educação, a formação de professores e o pertencimento à sociedade. O direito social à educação deve levar em consideração as múltiplas dimensões da vida e suas complexas relações, reconhecendo a interconexão para promover processos educativos que favoreçam a solidariedade, a cooperação e o diálogo entre indivíduos e grupos sociais, contribuindo para a construção da Democracia. Os pressupostos teóricos do pensamento complexo podem colaborar para a produção de um conhecimento relevante sobre o direito à educação e um conhecimento que estabeleça conexões entre os saberes, compreendendo o indivíduo e o social de forma multidimensional, buscando uma nova postura epistemológica na formação inicial e continuada de professores.
Palavras-chave : Direito à; Educação; Formação de professores; Pensamento Complexo..