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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
MARTINS, Ana Patrícia Sá e VILANOVA-CAMPELO, Regina. Tornar-se professor-pesquisador: a complexidade na de(s)colonização da formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1228-1240. Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds17.
As diversas demandas implicadas à atuação e à formação de professores têm impulsionado o desenvolvimento de pesquisas, em diferentes áreas do conhecimento, buscando (des)construir e de(s)colonizar paradigmas formativos. Nesse sentido, a presente investigação visa analisar como os fundamentos postulados por Edgar Morin, em sua teoria da complexidade podem contribuir para de(s)colonialização na (trans) formação de professores, ao apresentarem seus produtos técnicos tecnológicos educacionais (PTTE). Desse modo, o artigo está pautado em uma abordagem de pesquisa qualitativa, organizada a partir de um estudo bibliográfico e documental, que investigou os PTTE de egressos de um mestrado profissional, situado na região norte do estado do Maranhão, buscando evidenciar como tais propostas revelam indicadores de decolonialidade ao considerarem a complexidade do ser humano como elemento norteador no processo formativo do tornar-se professor-pesquisador.
Palavras-chave : Teacher training; Complexity; Decoloniality..