SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RAUSCH, Rita Buzzi; GIRARDI, Isabela Cristina Daeuble  e  GERALDO, Andréia Roncáglio. Mulher brasileira e pesquisadora marcante no campo da Formação de professores: Marli André e suas proposições. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.9-26.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds01.

A professora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André dedicou-se, por mais de 40 anos, a estudar a educação brasileira, principalmente a formação de professores, contribuindo para a constituição desta área em um campo autônomo de estudos, deixando registros em artigos científicos, capítulos de livros, entrevistas e palestras de extrema relevância. Diante de sua vasta contribuição, este artigo teve como objetivo elucidar as proposições de Marli André à formação de professores no Brasil. De abordagem qualitativa e bibliográfica, esta pesquisa analisou os escritos de única autoria da autora publicados entre os anos de 2009 e 2023, envolvendo 12 artigos científicos e 12 capítulos de livros. Por meio da leitura flutuante das obras selecionadas, emergiram as seguintes proposições: formação de professores como campo científico; formação do professor pesquisador; formação do professor formador; apoio ao professor iniciante; e a consolidação de políticas públicas de formação de professores. Concluímos que seus escritos estão alinhados às temáticas discutidas internacionalmente no campo da formação de professores e iluminam discussões que merecem continuidade e maior mobilização dos professores e pesquisadores, de modo a eternizar e concretizar as profícuas contribuições desta importante pesquisadora à formação de professores no Brasil.

Palavras-chave : Educação; Formação de Professores; Marli André..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )