SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Mulher brasileira e pesquisadora marcante no campo da Formação de professores: Marli André e suas proposiçõesContribuições de Bernardete Angelina Gatti à pesquisa sobre formação de professores no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ROMANOWSKI, Joana Paulin  e  FONTANA, Maria Iolanda. Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.27-45.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds02.

A questão que orienta o estudo apresentado considera as contribuições de pesquisadoras brasileiras no campo da formação de professores para uma possível composição da teoria nesse campo. O artigo focaliza as pesquisas e proposições de Menga Lüdke, precursora na defesa da prática de pesquisa no processo de formação docente para o desenvolvimento e profissionalização dos professores da educação básica. A metodologia do estudo, de abordagem qualitativa, recorre à perspectiva da história de vida, considerando dados biográficos e produção acadêmica de Lüdke, em que o currículo Lattes constituiu o ponto de partida e foi complementado por entrevista. As reflexões realizadas indicam o intenso envolvimento de Lüdke com a produção de referenciais relativos à socialização docente, valorizando a pesquisa realizada por professores da educação básica sobre suas práticas. A abrangência dos estudos de Lüdke sobre o professor e a pesquisa, no campo da formação de professores, ressaltam as investigações a respeito do cotidiano das escolas e o entendimento de que os professores contribuem para a compreensão da realidade concreta da prática pedagógica. A pesquisa, incorporada ao processo de formação e do trabalho do professor, eleva o estatuto de sua profissionalidade, ao assumir papel ativo frente aos problemas da educação.

Palavras-chave : Pesquisa na formação de professores; Estudos biográficos; Menga Lüdke; Profissionalização docente; Pesquisa no trabalho do professor..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )