SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Formação de professores em cursos normais superiores: um “estado do conhecimento” (2003-2016)Experiência dos professores universitários durante a Pandemia da Covid-19: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MELO, Sandra Cordeiro de; BARBOZA NETTO, Natalia  e  LIMA, Carolina Barreiros de. Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.365-382.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao12.

Este artigo discute os avanços da Análise de Conteúdo nas pesquisas educacionais, a partir de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental que busca apresentar esta técnica, realizada com o auxílio do software Atlas.ti. Foram considerados dados recuperados em dois estudos desenvolvidos por um laboratório de pesquisas sobre inclusão em educação. Partiu-se do pressuposto de que a abordagem favorece as pesquisas e problematizou-se se e como um recurso tecnológico pode contribuir nas respectivas análises. Além de duas publicações, o artigo apresenta documentos desenvolvidos no processo de investigação, geradores dos resultados nos estudos. Demonstra, ainda, o percurso empreendido e propõe o uso da técnica com o auxílio do software, já que foi evidenciada uma maior eficácia no tratamento dos dados, o que permitiu inferências quanto aos avanços em pesquisas com essa perspectiva, embora tenham sido trazidas ressalvas quanto ao papel preponderante dos pesquisadores durante esse empreendimento.

Palavras-chave : Análise de Conteúdo; Inclusão Educacional; Informática e Educação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )