SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número04Esporte olímpico e paraolímpico: Coincidências, divergências e especificidades numa perspectiva contemporâneaEstudo fatorial confirmatório e da consistência interna do inventário do treino técnico-desportivo do tenista (ITTT-12) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

RAMOS, Renata  e  ISAYAMA, Hélder Ferreira. Lazer e esporte: Olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.04, pp.379-391. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo foi diagnosticar e analisar a inserção dos conhecimentos sobre o lazer nos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas esportivas do currículo do curso de formação superior em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir do olhar de professores dessas disciplinas. Em relação à metodologia, o estudo se caracterizou pela combinação da pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão de literatura, através da leitura de livros, artigos científicos, monografias, dissertações e teses sobre Educação Física, Esporte, Lazer e Formação Profissional. Para a pesquisa de campo, utilizamos a técnica de entrevista semi- estruturada para a coleta dos dados, junto a oito professores do curso analisado, selecionados por lecionarem, no segundo semestre de 2007, disciplinas que abordam modalidades esportivas. Os dados coletados foram analisados qualitativamente através da técnica de análise de conteúdo. Foi identificado que a maioria dos professores, cerca de 60%, afirmou que aborda o lazer nas disciplinas que leciona, enquanto cerca de 40% afirmou que não o aborda. Os professores destacam a presença do lazer nas disciplinas esportivas de diferentes maneiras, alguns apontam o lazer como uma das possibilidades de manifestação do conteúdo esportivo, outros associam o lazer a ideia de jogos e brincadeiras que podem ser realizados no decorrer dos cursos. Além disso, o lazer para os sujeitos é visualizado como espaço de compensação do trabalho, como meio para produzir atletas, bem como espaço de vivências lúdicas voltado principalmente para o público infantil, dentre outros entendimentos observados.

Palavras-chave : Lazer; Esporte; Formação Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )