Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versão On-line ISSN 1981-4690
Resumo
GONCALVES, Lucia Afonso; SANTOS, Suely dos e CORREA, Umberto Cesar. Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.04, pp.433-443. ISSN 1981-4690.
O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente em função da idade. Crianças (n = 40), adultos (n = 47) e idosos (n = 57) foram distribuídos em grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante. A tarefa consistiu consistia em tocar certos alvos de forma sequencial em integração a um estímulo visual. O delineamento envolveu duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Os dados foram analisados em relação aos erros absoluto, variável, constante e de execução. Os resultados mostraram que o processo adaptativo na aprendizagem de crianças, adultos e idosos de uma tarefa de “timing” coincidente foi mais beneficiado pela prática constante-aleatória.
Palavras-chave : Estrutura de Prática; Idade; Tarefa de “Timing” Coincidente; Processo Adaptativo; Aprendizagem Motora.