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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690
Resumo
COSTA, Luciane Cristina Arantes da et al. Estilo motivacional e comportamento assertivo de professores de Educação Física ao longo da carreira. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.457-465. ISSN 1981-4690. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200457.
O objetivo deste estudo foi investigar o estilo motivacional e o comportamento (assertivo, inassertivo e agressivo) de professores de Educação Física de uma cidade do noroeste do Paraná, ao longo da carreira docente (n = 49). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário Problemas na Escola, o Inventário de Assertividade e os dados demográficos. Os dados foram analisados a partir da estatística inferencial: Shapiro-Wilk, Alpha de Cronbach, Anova de Medidas Repetidas e Correlação de Spearman (p ≤ 0,05). O estilo motivacional com mediana superior foi o estilo altamente promotor de autonomia (Md = 5,88) e o com mediana inferior foi o estilo altamente controlador (Md = 2,88), com diferenças estatisticamente significativas. Os resultados demonstraram correlações positivas entre as variáveis: inassertividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,63); agressividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,69); e a inassertividade e agressividade (ρ = 0,82) dos professores que atuam com carga horária de até 20 horas semanais. Conclui-se que os professores de Educação Física apresentaram um estilo motivacional mais promotor de autonomia e que ocorreu relação entre o estilo motivacional e o comportamento assertivo, inassertivo e agressivo dos professores, considerando o tempo de experiência e a carga horária semanal inferior.
Palavras-chave : Docente; Comportamento assertivo; Motivação; Psicologia educacional.